quinta-feira, 12 de março de 2009

VirtualBox

Gostaria de testar algum sistema operacional, mas tem receio que possa ocorrer algum erro na instalação ou perder alguma configuração atual? A solução para este problema chama-se "virtualização". Como este blog não tem finalidade técnica, dito de forma simples, é como se criasse um computador completo dentro do outro. Aí é só fazer as instalações e testes que desejar sem risco para seu sistema atual.

Das soluções de virtualização disponíveis, escolhi a VirtualBox da Sun Microsystems e passei algumas semanas "brincando". Além de ser livremente disponível, é simples de usar desde que se tenha um conhecimento mínimo de instalação de sistemas operacionais e de redes de computadores. No site da VirtualBox, há uma muita documentação explicando os conceitos da virtualização e como operar a solução.

A figura acima (clique para ver ampliada) é uma tela capturada do meu laptop. Nela é possível ver o Windows Vista no qual instalei a VirtualBox, criei uma máquina virtual e instalei o GNU/Linux (Debian).

Para quem quiser se aventurar:

http://www.virtualbox.org


3 comentários:

Raíssa N. disse...

Nossa....tecnologia é uma coisa, né?
Eu fico bege!
E ainda fico mais sua fã ^^
Caraca essa coisa acessa até internet!!!!
É demais para uma rélis mortal com eu.


=***

Lay disse...

Puxa! Muito interessante mesmo!
Fique bem, sir :).

Raíssa N. disse...

quando é que vc vai virtualizar uma maquina dessas só pra eu jogar lá na sua casa? ~~